Quando lemos em Neemias 8:10 que a alegria do Senhor é a nossa força, passamos a entender o verdadeiro significado de alegria, vitória e conquista.
A alegria está diretamente ligada à conquista. Uma pessoa alegre é uma pessoa que lutou, que enfrentou obstáculos, enfrentou desafios, e venceu. É por isto que uma pessoa alegre é uma pessoa forte. Não existe maneira, formas, de derrubar uma pessoa que é alegre, que vive de bem com a vida.
Não existe inimigo que fique de pé diante de um homem, ou uma mulher de FÉ; pessoa essa que vive a fé de Elias, convicta de que há um Deus poderoso que lhe garante vitória na luta.
Diz a Palavra de Deus que Elias era o profeta do FOGO, mas Elias também era o profeta da ALEGRIA. Ele tinha uma alegria espiritual violenta. Elias sabia zombar do inimigo.
Elias era um profeta louco pela fé, dominado por uma fé inabalável. Quando Elias enfrentou os feiticeiros de Baal no Monte Carmelo, ele dava gargalhadas, ele zombava das tentativas inúteis dos inimigos (I Reis 18:25-29).Não existe promessa na Bíblia para o perdedor.
Quando você analisa as Sagradas Escrituras, de Gênesis a Apocalipse, você observa que as promessas de Deus são sempre para aquele que vencer, ou seja, a promessa é para aquele que vai à luta, que descruza os braços, que sacrifica, que obedece sem questionar, que usa a fé em seu favor para fazer o que tiver que fazer para alcançar seus objetivos. É por isso que o vencedor tem que comemorar, celebrar, sua vitória.
O vencedor precisa fazer, o que fez Moisés, Miriã e todo o povo de Israel ao atravessar o Mar Vermelho, e ver o Arcanjo Miguel destruindo todos os soldados de Faraó. E então se alegrar com a vitória (I Crônicas 18:6)